sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Escolha e Justificativa

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Turma: SC03
Disciplina: Pesquisa e Saber Docente
Mediadora: Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho¬
Aluna: Solange L. De Carli Lodea
Atividade 4: Escolha e Justificativa

PERGUNTA DE PARTIDA

Tema para desenvolvimento da Monografia:
Uso Pedagógico das Mídias na Escola: Práticas Inovadoras / A utilização do Blog na educação como ferramenta pedagógica.

Pergunta de partida:

As práticas pedagógicas que nos deparamos e que vem se desenvolvendo no contexto escolar, geralmente, são experiências vivenciadas e reprodução de modelos que se está habituado e que funcionou em outra época, sem levar em consideração os alunos nascidos em uma era digital, os chamados “nativos digitais”, que possuem características muito diferentes dos alunos da geração anterior.
Diante disso fica o questionamento: De que forma a utilização do Blog, como ferramenta pedagógica pode contribui para uma prática educacional mais significativa, inovadora e interativa incitando a autoria e a publicação on line de conteúdos construídos pelos alunos? A utilização do blog na produção possibilita (ou não) que os alunos possam melhorar o conhecimento? E qual é o papel do professor frente esta realidade do uso do blog como ferramenta pedagógica?

Tipo de trabalho a ser desenvolvido:

Neste trabalho de pesquisa, pretendo aprofundar os conhecimentos sistematicamente sobre a utilização do blog na educação, como uma ferramenta auxiliar do desenvolvimento cognitivo dos alunos, relatando experiências vivenciadas pessoalmente.

Justificativa da escolha do tipo de trabalho:

Durante anos venho trabalhando e desenvolvendo práticas pedagógicas em sala de aula com professora de séries iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, tenho percebido que as proposta pedagógicas que vinha desenvolvendo não surtiam os resultados esperados. Então veio a frustração de ser professora, a impotência de não saber o que fazer para aguçar a curiosidade dos meus alunos, despertando o desejo de querer aprender a aprender. Foi um período um tanto quanto infeliz, com tentativas de redimensionar práticas frustrantes.
Então surgiu a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e suas contribuições para a educação em um curso de especialização. No começo, confesso, não acreditei na proposta, como a maioria dos professores. Porém, estava enganada, aceitei o desafio, comecei a estudar e conhecer as possibilidades oferecidas pelas tecnologias se bem utilizadas na minha prática enquanto ferramenta pedagógica.
Assim, iniciei as minhas primeiras experiências e logo percebi que as minhas aulas estavam com um novo sabor, novo tempero, foi simplesmente fantástico o que aconteceu comigo e com a turma.
Uma das ferramentas que utilizei e percebi grande entusiasmo e resultado foi o blog como ferramenta pedagógico. As produções e trabalhos dos alunos não eram mais os mesmos. Antes produziam para a professora, depois era para o mundo. Então não dava mais para fazer de qualquer forma.
Essa proposta pedagógica com o uso do blog, inovou o nosso fazer em sala de aula, deu um novo sentido para o aprender e despertou o desejo de querer aprender e fazer diferente.
Por isso, a minha escolha de relatar experiências vivenciadas por mim e consequentemente, aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a utilização do blog na educação, como uma ferramenta auxiliar do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário